CONHEÇA TODO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA NOSSA TELHA, ATÉ CHEGAR A VOCÊ.
Extração
SAIBA MAIS
O processo se inicia pela extração da sua principal matéria-prima: a argila. As argilas são extraídas em jazidas em um raio máximo de 50km da empresa através de escavadeiras hidráulicas e caminhões caçamba, sendo então trazidas para os pátios externos da empresa, onde permanecem por um período a fim de fazer o sazonamento – processo com o objetivo de reduzir o excesso de materiais orgânicos e sais indesejado para atingir a exigência de qualidade.
Após esse período, as argilas são levadas para o galpão interno da empresa, onde começa o processo de beneficiamento.
Beneficamento
SAIBA MAIS
No processo de beneficiamento é feita a mistura e redução da granulometria das argilas. A mistura das diversas argilas é realizada por meio de uma pá carregadeira, seguindo uma receita estabelecida pelo setor de qualidade que visa otimizar o custo e qualidade dos produtos. Feita a mistura, a argila passa por homogeneizadores e laminadores com o intuito de dar uma homogeneidade ainda maior para a massa, além de buscar a redução da sua granulometria.
Extrusão
SAIBA MAIS
Feito o beneficiamento, é hora de dar forma às peças através das extrusoras. A massa passa pela extrusora (maromba) que permite que a matéria-prima beneficiada seja introduzida em um misturador de grande eficiência, onde é extrudado bastões que passam por um caracol de lâminas, que é responsável pelo fracionamento desta massa.
Prensagem
SAIBA MAIS
Após serem extrudados os produtos seguem para as prensas, responsáveis pelo formato da telha. Os são colaboradores responsáveis pela retirada do produto da prensa e a colocados em carros de secagem com diversas prateleiras, de onde seguem para o processo de secagem.
Secagem
SAIBA MAIS
No secador, as peças permanecem por cerca de 24 horas. O objetivo desta etapa é eliminar a água presente no produto para que não ocorra defeitos no processo de queima.
A secagem é feita utilizando o calor residual da etapa de queima, que é injetado na saída do secador por meio de exaustores.
A secagem deve ser feita de forma gradual e lenta, havendo uma curva de temperatura ideal (podendo chegar a 165 graus) garantia por exaustores na entrada do secador (temperatura no sentido longitudinal) e por ventiladores ao longo do percurso (homogeneidade da temperatura no sentido transversal).
Queima
SAIBA MAIS
O processo da queima é a mais importante, pois é nesta operação que as telhas adquirem suas propriedades finais. Dando assim, as características tão conhecidas dos produtos Fereguetti: peças nas cores avermelhadas e resistentes.
A queima se dá através de fornos intermitentes, no qual o processo de queima consiste em carregar o forno, queimar até a temperatura de maturação ou estabilização, resfriar e, então, retirar as peças, processo este que tem uma duração de sete dias.
Assim como na secagem, o processo de queima deve ser feito de forma gradual e lenta, a fim de ser estabelecida uma curva de queima ótima. O calor necessário para se atingir as altas temperaturas é extraído da queima da serragem, visando a preservação do meio ambiente.
Paletização
SAIBA MAIS
Aqui as peças recém queimadas são colocadas em paletes e embaladas para chegar na melhor maneira possível ao cliente dos produtos da Cerâmica Fereguetti.
Expedição
SAIBA MAIS
Após todo o processo chegamos na expedição, onde a empresa se destaca pela pronta entrega dos seus produtos. Após a realização do pedido pelo cliente ao setor de vendas, a expedição é realizada através de empilhadeiras, que carregam os caminhões de forma rápida, garantindo qualidade e agilidade no atendimento dos clientes.
Parceiros







